CÍRCULO DE MULHERES
estar em círculo é descobrir a nossa verdade e ser quem somos
“Todas as manifestações de poder no mundo acontecem em círculos. O céu é redondo e ouvi falar que a Terra é redonda como uma bola e assim também são todas as estrelas. O vento rodopia em círculos. Os pássaros constroem seus ninhos em forma circular, pois a religião deles é a mesma que a nossa. O Sol gira em círculo. A Lua também e ambos são redondos. Até mesmo as estações retornam sempre para o mesmo ponto. A vida dos seres humanos é o círculo de uma infância a outra e assim é em tudo onde o poder se manifesta.” (Black Elk, chefe dos índios Oglala Sioux, citado por J. E. Brown em Madre Tierra, Padre Cielo)
Estar em círculo é perceber o quanto, nós mulheres, nos sentimos pressionadas a vestir as máscaras da “mulher ideal”, da “mulher perfeita” e da “mulher boazinha”, que tem que dar conta de tudo e de todos, de forma exemplar. Tentamos alcançar um padrão de perfeição que extrapola nossos limites saudáveis físicos, emocionais, mentais e energéticos. E, como não conseguimos dar conta de tudo, nos sentimos culpadas e frustradas.
Para encaixar na perfeição e urgência exigida no mundo de hoje, nós mulheres fomos perdendo contato com a nossa natureza feminina interna e externa. O que era considerado natural começou a ser julgado e criticado. Fomos nos distanciando da nossa natureza feminina: nossa energia selvagem, intuição, criatividade, fluidez, corpo, ciclicidade, emoções e beleza. Começamos a valorizar somente a natureza masculina: ação, movimento, coragem, força e razão. Com isso, criamos uma desarmonia na expressão das nossas energias femininas (Yin) e masculinas (Yang).
Mergulhar dentro do nosso ser é reconhecer nossas sombras, dificuldades, verdades e dores. Conhecer nosso corpo e respeitar nossos limites.
Dar atenção ao que é mais importante, descartando o peso do que não é essencial e transformando os momentos da nossa caminhada que não foram agradáveis.
Estar em círculo é descobrir a nossa verdade e ser quem somos. #NossaVozTemPoder